Nada como um belo gramado para dar um toque todo especial na decoração externada sua casa, não é?
Se antes da etapa de realização do plantio, você tem dúvidas como: “qual é o gramado mais bonito?”, “meu quintal tem muita incidência de sol, posso ter um gramado?”, “vou ter muito trabalho?”, pode ficar tranquilo.
Neste artigo, vamos apresentar as principais espécies de grama e suas principais características.
Veja:
Grama Esmeralda: A mais utilizada para aplicação residencial, chácaras e parques. Esta espécie é indicada para locais com grande incidência de sol (durante o dia todo ou sua maior parte).
Trata-se de um gramado com folhas finas, bastante preenchido, resistente ao pisoteio, facilidade de adaptação climática e traz um aspecto visual bastante interessante, quando bem cuidado e adubado.
Grama Imperial: Resultado de uma mutação natural da grama Esmeralda, esta espécie tem enraizamento bastante intenso, além de muito mais tolerante a salinidade e à seca.
Se a área em que será realizado o plantio do gramado possuir uma rampa, ou talude, gerando a necessidade de um enraizamento mais resistente, esta é espécie de grama ideal.
Grama São Carlos: Devido às suas folhas mais largas e lisas, a Grama São Carlos é bastante tolerante à variação entre sol e meia-sombra.
Na realização do corte, é ideal que ele seja mais alto, estimulando a rápida recuperação do gramado.
Grama Bermudas: Tem um crescimento rápido, enraizamento vigoroso, folhas estreitas e rápida recuperação, o que a torna bastante tolerante à pisoteio.
Entretanto, a Grama Bermudas é bastante exigente em questão de adubação, sol, água e cuidados no geral.
Grama Preta: Ideal para áreas sombreadas, a Grama Preta, que não é bem uma grama, e sim uma planta ornamental pertencente à família das Liliáceas, é uma excelente opção para quem não quer abrir mão de um jardim verdinho, mesmo com a falta de incidência de sol.
Por não ser uma gramínea, não é tolerante ao pisoteio.
Já escolheu o gramado ideal para o seu jardim?